Conheça o Grupo

O grupo foi formado em 2002 e participa regularmente das atividades científicas da área de Educação, Informática,  Informática na Educação e Educação a distância. A partir de sua fundação esteve presente em comitês de programa de eventos tanto na área da Educação como na área de Sistemas de Informação. Os participantes do grupo possuem formação multidisciplinar e desenvolvem seus trabalhos em áreas complementares.

Uma das principais atividades do grupo é o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas à Educação a Distância e a educação mediada por estas tecnologias.

Participamos a partir do ano 2003 do Projeto piloto Biblioteca Digital Multimídia como um centro de capacitação. O grupo preocupa-se com as interações em cursos a distância enfatizando o olhar sobre a avaliação da aprendizagem através de modelos cooperativos.

Em 2004, o grupo focou a questão da construção de objetos de aprendizagem e sua indexação a fim de gerar cursos através de buscas semânticas em repositório de objetos. Em 2005, o grupo envidou seus esforços em pesquisas sobre Design Didático para a implementação de cursos na Web. A partir daí, o grupo passou a pesquisar a  Avaliação da Aprendizagem e as diversas formas avaliativas que ocorrem a partir das interações na Web.

O grupo tem publicado livros e artigos que podem ser encontrados neste site no menu Publicações.

Percebemos, a partir de 2006, a necessidade de gerar um mecanismo para avaliação institucional dos cursos a fim de entender os processos de aprendizagem dos alunos a partir de sua percepção. Este procedimento gerou modificações na forma de avaliação dos cursos. O projeto atua, em fase final de análise e publicação de Relatório Final de Pesquisa, chama-se Qualidade em Educação a Distância: uma pesquisa longitudinal com professores em exercício em programas de formação do governo federal. Estudo de caso sobre o curso de pós-graduação lato sensu Tecnologias em Educação (2006-2013).